segunda-feira, 6 de julho de 2015

O tacacá e o tucupi


O molho de tucupi tem origem no século XVI e permanece até hoje na culinária nortista. Esse famoso molho nada mais é que manipueira com pimenta. Manipueira é o suco leitoso, obtido por compressão da mandioca ralada, evaporado a fogo ou sol para eliminar o veneno.
Assim, o sumo da mandioca, uma vez eliminado o ácido prússico pela ebulição, passa a ser manipueira ou o manipoi do século XV: o sumo da mandioca misturado com farinha de milho e beiju e frutos da palmeira bacuri, que vêm a dar a sopa manipoi. Desse manipoi vem o tacacá com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, as vezes camarões secos e também com o molho de tucupi, apurado e escurecido pela demorada cocção, famoso acompanhante do pato e de certos peixes. Para que não fiquem dúvidas, tucupi é um molho e tacacá, uma iguaria.

Como andei em falta, hoje temos surpresa!!!!

Receita! *-* Separa os ingredientes e vamos aprender a fazer tacacá!

Ingredientes

2 litros de tucupí
4 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
4 pimentas de cheiro
2 maços de jambu
1/2 kg de camarão salgado (seco)
1/2 xícara (chá) de goma de mandioca
Pimenta de cheiro

Modo de preparo

Coloque em uma panela o tucupí, tempere com alho, sal e pimenta, leve ao fogo e deixe levantar a fervura. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra. Reserve. Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal.
Ferva 4 xicaras (chá) de água com sal à gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria.
Acressente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.
Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta à gosto.

# Na falta da goma de mandioca pode ser usada o povilho azedo.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário