quarta-feira, 1 de abril de 2015

Canadá: Macarrão com queijo



A culinária do Canadá é difícil de ser descrita, devido as dimensões da região. É o segundo maior país por extensão territorial (fica atrás apenas da Rússia) e o maior país do continente Americano. Em 1763, o Tratado de Paris reconheceu a chamada New França pelo domínio total dos britânicos, que até então estava sob domínio dos franceses. Sob a influência dos nativos, muito da cultura canadense apresenta traços característicos dos primeiros habitantes, como danças, festas populares. Alguns alimentos indígenas fazem parte da cultura do país até hoje. Os aborígenes costumavam fazer xaropes de bordo no leste do Canadá ao nordeste dos Estados Unidos. Então pode-se dizer que essa bebida é o alimento com uma origem 100% nativa. Hoje em dia o país é o maior produtor do xarope de bordo. Na costa oeste e noroeste do Pacífico, os nativos se alimentavam de frutos do mar, e de mamíferos marinhos. O salmão era muito consumido, em diversas formas. No Ártico, a alimentação era composta basicamente com produtos vegetais, mamíferos marinhos, e carnes. 
A influência alimentícia de outros povos influenciou bastante na comida dos indígenas. A herança familiar permanece em maior parte intacta em algumas regiões. Ao longo da costa do Atlântico, os pratos mais consumidos são, em maior parte, aqueles feitos com os frutos do mar.
O Canadá recebeu, ao longo de sua história, a influência de muitos países e povos que o colonizaram. A mistura dos alimentos franceses, ingleses, chineses, nativos, judeus, entre outros tantos colonizadores, transformou e enriqueceu uma gastronomia que veio se tornar única. Até hoje as receitas locais demonstram suas origens apenas ao analisarmos os ingredientes.

E é pra lá que vamos para aprendermos a fazer Mac and cheese! 
Sempre dou uma boa pesquisada antes de preparar os posts aqui do blog e quando vi que macarrão com queijo é prato típico de lá, não pensei duas vezes (me lembrou o seriado "Todo mundo odeia o Chris" rsrsrs)! 

Corre pra cozinha, separa os ingredientes e vamos viajar!

Ingredientes

225 g de macarrão em formato de caracol (Diavolini ou Parafuso caso não encontre)
1/4 xíc (55 g) de manteiga
2 1/2 col (sopa) de farinha de trigo
3 xíc (720 ml) de leite
2 xíc (275 g) de queijo cheddar ralado
1/2 xíc (40 g) de queijo parmesão ralado
2 col (sopa) (30 g) de manteiga
1/2 xíc (50 g) de farinha de rosca
1 pitada de páprica

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Escorra. Em uma panela, derreta 55 g de manteiga em fogo médio. Acrescente a farinha de trigo e misture-a bem com a manteiga (faça um roux (consistência de massa). Aos poucos, ponha o leite na panela, mexendo constantemente. Acrescente os queijos e misture bem. Deixe a panela no fogo até que os queijos tenham derretido e o molho esteja um pouco espesso. Ponha o macarrão cozido em uma forma refratária e jogue o molho por cima. Misture. Em uma frigideira, derreta a manteiga que está sobrando (30 g) em fogo médio. Acrescente a farinha de rosca e doure-a na manteiga. Ponha a farinha sobre o macarrão e polvilhe com um pouco de páprica. Leve o macarrão ao forno médio (180 ºC) por 30 minutos. Sirva imediatamente.

Essa vou preparar agooora!
Até a próxima =D

Um comentário: