sábado, 26 de setembro de 2015

Portugal: Bacalhau a portuguesa


Com um clima ameno e fortificante, com uma vasta costa marítima rica em pescas e com os seus vales protegidos.. Portugal, além de lindo, é um país rico quando o assunto é gastronomia. Ótimos vinhos, queijos (tendo o principal feito de leite de ovelha) e pratos com carnes de aves e caça.
Não é de estranhar que Portugal, também com as ricas produções de vinho e azeite, já tenha sido bastante cobiçado pelos romanos. No século VIII, durante a ocupação dos Mouros e graças às novas técnicas de irrigação, a agricultura desenvolveu-se consideravelmente. No início do século XV, os portugueses construíram a sua primeira caravela e partiram à descoberta da Madeira, das Ilhas dos Açores e do Brasil. Em 1498, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo que o levaria ao encontro de valiosas especiarias que se encontravam, até então escondidas no oriente.

Os portugueses trouxeram para a Europa os coentros, a pimenta, o gengibre, o caril, o açafrão e a paprica. Graças à expansão do seu império ultramarino, eles foram os primeiros europeus a desembarcar nas Molucas, na China, no Japão e na Etiópia. Eles acabariam por trazer muitos outros produtos exóticos, completamente desconhecidos até então na Europa, tais como o arroz e o chá do Oriente, o café e os amendoins de África e, claro, o ananás, a pimenta, o tomate e a batata do Novo Mundo.

O facto de ter como vizinha a costa do Atlântico levou, naturalmente, a que a sua gastronomia se virasse para os produtos que o mar oferece. Há, no entanto, nas ementas diárias da cozinha portuguesa, um prato inevitável e muito importante: a sopa. Em Portugal a sopa mais importante é o caldo verde, uma sopa de cor verde esmeralda como a província do Minho onde foi confeccionada pela primeira vez. É definitivamente uma sopa que não deve deixar de provar.

Contudo, há que dar valor ao que é devido: o bacalhau ocupa o seu lugar de honra em várias mesas durante toda a semana. E é ele que vamos aprender a trabalhar hoje, com uma receita de bacalhau a portuguesa.

Corre pra cozinha, separa os ingredientes e vamos viajaar!!!!

Ingredientes

1kg de bacalhau do Porto, em lascas
12 batatas
04 ovos cozidos inteiros ou mais
01 cabeça de alho
500gr de cebola
Azeitonas pretas e verdes a gosto
Azeite de oliva extra virgem em quantidade suficiente
2 colheres de sopa de vinagre de vinho
1 molho de couve
Bouquês de brócolis aferventadas, a gosto
01 colher de cafe de bicarbonato


# Dois dias antes coloca-se o bacalhau de molho na água, trocando a água três vezes ao dia, deixando-o dessalgado o suficiente para fazer a bacalhoada. (Guardar no freezer, se necessário esperar muitos dias para ser feito).

No dia do preparo, colocar o bacalhau com as batatas e as cebolas, descascadas e cortadas ao meio, numa panela para ferver, o tempo suficiente para cozinhar as batatas. Tirar as batatas e cebolas colocando-as no prato que irá para a mesa.
Deixe o bacalhau ferver por aproximadamente 10 min a mais, de forma que não se desmanche e reserve-o. Retire um copo da água da bacalhoada e reserve.
Colocar a couve e os brócolis para aferventar na água do bacalhau, colocando se necessário mais água para cobrir os legumes e uma colher de cafezinho de bicarbonato. Deixar os legumes al dente.
Colocar os legumes no prato, em cima das batatas e cebolas. O bacalhau é servido em pedaços e colocado em cima dos legumes. Cozinhar os ovos inteiros, separadamente e decorar o prato com azeitonas e os ovos inteiros.

Molho

Refogue o alho picado, a cebola, dourando levemente, com uma xícara de azeite. Coloque o vinagre e o caldo do cozimento que foi reservado. Corrija o sal se necessário. Regue o prato com o molho, sem mexer.

#Ótimo para acompanhar pão italiano ou francês

HuUuMm..

Até a próxima =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário