sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O cafezinho


Nossa bebida mais conhecida, o café, foi inicialmente plantado no Pará por volta de 1732. E há registro de que em 1750 já era a bebida que encerrava a refeição. Jean-Baptiste Debret (1768-1848), pintor francês que esteve no Brasil com a Missão Artística Francesa, de 1816 a 1831, retrata as negras vendedoras ambulantes de café, que o vendiam em latinhas entre as 6 e as 10 horas da manhã no Rio de Janeiro. E em 1851, Antônio José de Sousa em seu Do regime das classes pobres e dos escravos na cidade do Rio de Janeiro em seus alimentos e bebidas indicava que "as classes pores e os escravos faze uso imoderado da infusão de café". Não somente elas, mas todasas classes faziam e ainda fazem uso moderado do cafezinho...

O que é gastronomia - Renata Braune

~x~

A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:

  • O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares e o câncer de cólon. Além disso melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
  • O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
  • O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
  • Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína. Segundo alguns estudos, o seu consumo poderá mesmo baixar o risco de cancro da próstata.
  • Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.

Entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos listar:
  • Ação diurética compulsiva causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
  • Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
  • Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente precursora do “câncer da mama”).
  • Pode causar o aparecimento de polipos (primeiro estágio do câncer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
  • Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
  • Provoca uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
  • Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.
Valor nutricional para 100g


kJ2
Carboidratos0
Gordura0,02 g
Gordura saturada0,02 g
Gordura trans0 g
Gordura monoinsaturada0,015 g
Gordura polinsaturada0,001 g
Água99,39 g
Proteínas0,12 g
Cafeína40 mg
Vitamina A0 ug
Betacaroteno0 ug
Vitamina B10,014 mg
Vitamina B20,076 mg
Vitamina B30,191 mg
Vitamina B50,254 mg
Vitamina B60,001 mg
Vitamina E0,01 mg
Vitamina K0,0001 mg
Cálcio2 mg
Ferro0,01 mg
Magnésio3 mg
Manganês0,023 mg
Fósforo3 mg
Potássio49 mg
Sódio2 mg
Zinco0,02 mg

E claro que não poderia deixar de fora alguma receitinha com café!!!
Corre pra cozinha e vamos viajaaar






INGREDIENTES

3 colheres (chá) de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de Café
1 xícara (chá) de leite
1 xícara e meia (chá) de framboesas frescas
1 xícara (chá) de mirtilos (blueberries)
2 xícaras (chá) de morangos picados
1 colher (sopa) de mel
1 pote de iogurte natural (200g)
2 colheres (sopa) de hortelã picada

No liquidificador, bata a manteiga, o açúcar, os ovos, a farinha de trigo, o café e o leite. Unte uma frigideira anti-aderente e coloque porções da massa, espalhando por toda a superfície da frigideira. Deixe dourar o lado de baixo e vire o crepe para dourar o outro lado. Vá empilhando as massas prontas em um prato. Misture as frutas e recheie os crepes com elas. À parte, misture o mel, o iogurte e a hortelã. Sirva os crepes recheados com o molho de iogurte.

Até a próxima =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário