segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Uruguai: Clericot


Localizado entre os dois maiores países da América do Sul (Brasil e Argentina), o Uruguai, com pouco mais de 3 milhões de habitantes, é um herói entre gigantes, com uma história tão rica como inconstante e uma das melhores posições no IDH (índice de Desenvolvimento Humano) da região.
Estima-se que entre 88% e 94% da população possua ascendência principalmente europeia ou mestiça. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte, sendo a segunda menor fronteira do Brasil com outro país sul-americano.

O Uruguai além de possuir uma culinária rica, tem uma cultura gastronômica bastante tradicional. Um dos seus principais setores produtivos é a pecuária e assim, a sua culinária é baseada principalmente em carnes, queijos e laticínios. As carnes produzidas no Uruguai são reconhecidas como umas das melhores carnes do mundo.

Os pratos típicos da culinária do país não se diferem muito dos costumes dos gaúchos no Rio Grande do Sul, mas claro, existem algumas diferenças e opções para todos os gostos. Os uruguaios são vorazes devoradores de carne, e a parrillada e o matambre, tal como na Guatemala e na Argentina, são os dois pratos regionais mais populares, mas também o Chivito, uma deliciosa opção de sanduíche de bife suculento. 

Mas hoje vamos fazer Clericó, uma especie de sangria com vinho branco. 
Corre pra cozinha, separa tudo e vamos viajaaar!

Ingredientes

3 bananas
1 maçã
1 laranja
6 morangos
1/2 xícara de uvas
1/2 xícara de açúcar
2 litros de vinho branco tipo Chardonnay

Remova a pele de todas as frutas e corte-as em pequenos pedaços. Coloque as frutas em uma tigela grande e cubra com o açúcar. Despeje vinho suficiente para cobrir a fruta e o açúcar. Coloque na geladeira. Deixe-o por pelo menos 2 horas (quanto mais tempo, melhor) e em seguida, misture com o resto do vinho. Sirva com as frutas da mistura.

# O clericó é uma bebida servida geladíssima, muito apreciada também pelos espanhóis. Você pode Variar as frutas (manga e morango, laranja e tangerina) e, se quiser um toque diferente, ao curtir as frutas no vinho, coloque também 1 colher de café de canela em pó.

Até a próxima =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário