quarta-feira, 13 de maio de 2015

Biomassa de banana verde


Além de ser saborosa, a banana verde ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Rica em amido, a fruta também fornece energia para o organismo, regulando o intestino e ajudando na digestão.
A banana ainda possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Também previne a perda de cálcio, ajudando na prevenção de osteoporose. Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos. Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas.

A farinha da banana verde, de sabor neutro, é rica em minerais, pode ser utilizada no dia-a-dia e comprada em lojas de produtos naturais ou mercearias. Nas receitas convencionais, substitua a farinha comum por metade da farinha de banana verde. O alimento ajuda na absorção lenta da glicose, evitando um estímulo desnecessário de insulina pelo corpo. A longo prazo isso previne o surgimento da diabetes e contribui com um estilo de vida mais saudável. 

A biomassa de banana verde possui as mesmas propriedades da farinha de banana verde e pode ser comprada na forma industrializada (congelada) ou feita em casa. 

Corre pra cozinha, separa os ingredientes e vamos viajaar!! *-*

Ingredientes

Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
12 bananas verdes (preferir orgânicas)

Preparo

Lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha uma panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente. Escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta - sem as cascas - para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Armazene a mistura em fôrmas de gelo, por 3-4 meses, ou em um pote de vidro, por até 7 dias.

# Quando utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior e coloque na geladeira. Se necessário, liquidifique.

#E um truque super valioso para limpar a panela: passar óleo, esfregar um pouquinho e depois lavar com água quente!

E claro que não poderia faltar uma receita para estrear a biomassa. Que tal um bolo de chocolate? *o*
Volta para o armário, pega mais ingredientes e.. vajaaar!


Ingredientes

250 g de biomassa de banana verde
5 ovos inteiros
5 col de sopa de açúcar demerara
5 col de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 col de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Separe os ingredientes, unte uma forma e aqueça o forno. Misture o açúcar demerara, o cacau e o fermento. No liquidificador, bata muito bem a biomassa de banana verde e ovos até obter uma mistura bem homogênea. Junte a mistura batida aos demais ingredientes. Misture bastante e coloque na forma. A massa tem o ponto mais consistente. Leve ao forno em temperatura média pelo tempo de 20 a 30 minutos.

Huuuuuum..
Até a próxima =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário