sexta-feira, 15 de maio de 2015

França: Quiche Lorraine


A culinária da França compreende uma grande variedade de pratos e de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente. A grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces é a imagem de marca da França em termos de gastronomia.
Tradicionalmente, cada região francesa tem uma culinária própria: a culinária do noroeste usa manteiga, crème fraîchee e maçãs; a culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado (foie gras), cogumelos (cèpes) e moelas; a culinária do nordeste relembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute, tendo como prato mais tradicional o Quiche Lorraine. Além destas quatro áreas gerais, há muitas mais tipos de culinária locais, como a do vale do Rio Loire, famosa pelos delicados pratos de peixe de água doce e pelos vinhos brancos; a cozinha basca, famosa pelo uso de tomate e pimentão, e a culinária do Roussillon, semelhante à culinária da Catalunha.

Dourada no forno e em seguida servida quente, habitualmente na companhia de uma salada, a quiche lorraine tornou-se um clássico das refeições francesas que harmoniza bem com um Pinot Blanc d’Alsace , ou com um tinto bem frutado.

Corre pra cozinha, separa os ingredientes e vamos viajar!

Ingredientes

Para a massa Briseé

125 g de manteiga gelada e cortada em cubos
250 g de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
1 ovo
3 colheres (sopa) de água gelada

Para o recheio

250 g de bacon magro defumado cortado em cubinhos
1 colher (sopa) de manteiga
4 ovos
300 ml de creme de leite fresco
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Noz moscada a gosto

Modo de Preparo
Massa

Prepare a massa briseé em uma tigela , misture a manteiga com a farinha de trigo e o sal com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Junte o ovo e a água e mexa rapidamente sem sovar , formando uma bola de massa. Embrulhe com filme plástico e reserve na geladeira por pelo menos 30 minutos. Abra a massa com um rolo até atingir cerca de 4mm de espessura. Forre com ela o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível. Com um garfo fure a base da massa, forre-a com papel alumínio e coloque por cima grãos de feijão crus até cobrir todo o papel, isso não deixará a massa inflar . Asse a massa em forno preaquecido a 200 °C por cerca de 15 minutos. Retire do forno, recolha os feijões e descarte o papel-alumínio.

Recheio

Doure o bacon na manteiga e distribua-o sobre a massa assada. Em uma vasilha, bata os ovos com o creme de leite fresco. Acrescente o sal, a pimenta e a noz-moscada. Coloque essa mistura sobre o bacon. Leve ao forno preaquecido a 220°C e asse por cerca de 30 minutos.

# Ótimo com uma salada verde temperada com vinagrete (mistura de vinagre e azeite) ligeiramente perfumado com mel e cominhos.

Huuuum *-*
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário