A gastronomia em Santa Catarina é diversificada, graças à influência dos vários povos europeus que se estabeleceram em diferentes regiões do Estado. Destacam-se os sabores da cozinha portuguesa, germânica e italiana, enriquecidos por ingredientes e temperos emprestados dos indígenas e africanos. A culinária do litoral, porta de entrada dos descobridores portugueses e dos colonizadores açorianos, é baseada em frutos do mar. No Caminho dos Príncipes e no Vale Europeu (núcleos alemães) o pescado sai de cena e a carne suína protagoniza iguarias com temperos picantes e sabor forte regadas à cerveja. Maior leva de imigrantes, os italianos se espalharam pelo Estado. Suas acolhedoras cantinas típicas estão presentes em todas as regiões.
Os descendentes de eslavos (poloneses e ucranianos), que se instalaram principalmente na região Norte, mantêm viva sua culinária forte e exótica, repleta de nomes difíceis, cheiros e sabores peculiares.
E hoje vamos aprender a fazer maçãs recheadas *-*
Corre pra cozinha, separa os ingredientes e vamos viajaar!!
Ingredientes
2 maçãs inteiras com casca
1 limão (suco)
1/2 xíc de chá de mel
2 col de sopa de nozes picadas
2 col de sopa de uva-passa
2 col de sopa de margarina
Modo de Preparo
Preaqueça o forno em temperatura média (180 ºC). Com a ajuda de uma faca, faça uma tampa na parte superior das maçãs e com o auxílio de uma colher retire o miolo, com cuidado para não perfurar as frutas. Passe metade do suco de limão no interior das maçãs para evitar que fiquem escuras. Despreze as sementes e corte o miolo em cubos pequenos.
Junte o restante do suco de limão, o mel, as nozes, a uva-passa e misture. Preencha a cavidade das maçãs com essa mistura e acomode 1 colher (sopa) de margarina sobre cada uma delas.Coloque as maçãs numa assadeira pequena, cubra com papel-alumínio e asse por 30 minutos. Retire o papel-alumínio e aqueça por mais 15 minutos ou até que a superfície fique dourada. Sirva acompanhado com o sorvete de sua preferência.
Até a próxima =D
Nenhum comentário:
Postar um comentário