Dando continuidade ao glossário enológico, vamos hoje pra letra B. Separa uma taça de um bom vinho, torradinhas com um bom azeite e vamos viajar!!
- Bouquet: Palavra francesa, quer dizer na linguagem do Vinho conjunto de caracteres que o mesmo adquiriu durante o envelhecimento.
- Botrytis Cinerea: Podridão nobre que ataca o bago da uva ainda no pé, provoca uma concentração de açúcar chegando quase ao estado de uva passa, é colhida dessa forma e vinificada, dá origem aos grandes Vinhos licorosos do mundo.
- Brilhante: Vinho com perfeita transparência e luminosidade.
- Brut: Termo que indica para os Champagnes e espumantes uma presença bem reduzida de açúcar, de 0 a 15 g/l.
Os termos com a letra B são poucos mas não menos importantes. E para o post não ficar pequeno, vamos de harmonização?
Chardonnay, conhecida como a rainha das uvas brancas, proporciona vinhos complexo, estruturados e notáveis. Para um bom Chardonnay, um bom salmão assado! O gosto enfumaçado do salmão assado faz da combinação uma das mais simples harmonizações com a aclamada rainha.
Salmão assado ao molho de alcaparras
1 ½ kg de filé de salmão
Suco de 01 lima
Suco de 01 limão (médio)
250g manteiga sem sal
Sal a gosto
200 g de alcaparras
Modo de preparo
Modo de preparo
Tempere o filé com sal, o suco da lima e do limão. Cubra-o com a manteiga (untar). Ponha para assar por 10 minutos em forno pré-aquecido a 160°.
Para o molho, leve na frigideira as alcaparras com a manteiga. Retire o salmão do forno, e cubra com o molho de alcaparras, e novamente leve ao forno por mais 10 minutos.
#Servir com batatas cozidas (e não ter medo de usar um bom azeite).
Até a próxima! =D
#Servir com batatas cozidas (e não ter medo de usar um bom azeite).
Até a próxima! =D
Nenhum comentário:
Postar um comentário