O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, devido às necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colônias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.
O chocolate, tal como é consumido hoje, é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. O produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortas, biscoitos, etc.), mousses, sorvetes e outros doces.
Dicas para trabalhar bem o chocolate:
- Um ótimo meio de derreter o chocolate, além de natural e saudável, é usando o banho maria. Uma panela com água em fogo baixo e um bowl ou outra panela menor sobre essa água. Mexendo sempre, a quentura leve da água vai esquentar o bowl e derreter o chocolate sem queimar.
- Depois de pronto e desenformado o chocolate (bombom, trufas, etc..) deve ficar em ambiente de 18 a 21 graus. Uma ótima saída para lugares muito quentes é deixá-lo em adega climatizada para manter a umidade e temperatura.
- Nunca armazene próximo a produtos com odor muito forte, pois o chocolate é catalisador de odores.
- O chocolate também catalisador de umidade e por isso não pode ficar por muito tempo na geladeira ou ser colocado no congelador.
- O Kit básico para manusear: espátula triangular, espátula reta de alisar bolo, termômetro digital, forma e saco de confeitar.
- O chocolate é como um vinho. A matéria prima vem de uma determinada região e dependendo do local, o sabor é diferenciado. Pode-se perceber sabor de tabaco, de frutas vermelhas, de terra, etc.
- O que vale lembrar é que quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Portanto as versões amargas são as mais recomendáveis.
E para completar esse informativo de utilidade pública (rsrsrs), vamos aprender uma receitinha para essa época do ano.
Corre pra cozinha, separa quanto baste de chocolate, alguns ingredientes mais e vamos viajaar!
Para o Brownie
280 g chocolate meio amargo
240 g margarina
5 gemas de ovos
100 g açúcar
5 claras de ovos
40 g farinha de trigo
50 g achocolatado
280 g chocolate meio amargo
240 g margarina
5 gemas de ovos
100 g açúcar
5 claras de ovos
40 g farinha de trigo
50 g achocolatado
Para o ovo
400 g chocolate meio amargo
40 g bolacha de chocolate (com Negresco fica uma delícia)
Modo de preparo
400 g chocolate meio amargo
40 g bolacha de chocolate (com Negresco fica uma delícia)
Modo de preparo
Brownie
Derreta em banho maria o chocolate meio amargo junto com a margarina. Reserve. Bata as gemas com 50g de açúcar até obter uma gemada e adicione a mistura de chocolate. Reserve. Bata as claras em ponto de neve, adicione o restante do açúcar e bata até homogeneizar. Junte as claras à mistura de chocolate. Adicione e misture a farinha de trigo e o achocolatado. Disponha a massa em uma assadeira retangular (30 x 20 cm) forrada com papel-manteiga, untada e polvilhada. Leve ao forno preaquecido a 190°C por cerca de 20 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, este saia levemente úmido. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme em uma superfície lisa. Com o auxílio de uma faca, corte 2 pedaços do brownie em formato de ovos. Se necessário, utilize um molde para ovos de 500g para auxiliar no corte. Forre 2 formas para ovo de Páscoa n° 3 com filme plástico e pressione o brownie nas formas, de modo que as fatias adquiram o formato da forma. Reserve. Utilize o filme plástico para facilitar a retirada do brownie da forma.
Ovo
Derreta o chocolate meio amargo. Reserve cerca de 20g do chocolate para a finalização. Despeje o chocolate em formas de ovos de Páscoa n° 3. Com o auxílio de uma colher, preencha-as até as bordas e leve à geladeira por cerca de 2 minutos para secar. Retire da geladeira e disponha as fatias de brownie reservadas em cada casca, deixando um espaço livre de 1 cm da borda. Cubra o brownie com o restante do chocolate derretido e leve à geladeira até secar. Os ovos estarão prontos quando o fundo das formas estiverem opacos. Desenforme os ovos e disponha-os em uma superfície lisa. Despeje o chocolate reservado sobre os ovos e polvilhe com a bolacha de chocolate de maneira que cubra todo o ovo. Una as duas metades para formar um ovo.
Ai genteee.. rs *-*
Até a próxima!