Eis que volto para o Brasil mas não vamos parar a viagem, vamos dar continuidade!
Maranhão, com bastante influencia indígena e portuguesa, herdou uma gastronomia baseada em mandioca, arroz e ensopados. Destaca-se pelo uso da farinha d'água e da puba (massa fermentada extraída da mandioca).
É um estado onde encontramos muitas frutas tropicais que no sudeste do brasil, por exemplo, dificilmente encontramos: mangaba, acerola, cajá, cupuaçu, graviola, caju, sapoti, jenipapo.. Para os maranhenses, suco é feito sempre com leite. Quem não quer tomar uma vitamina, deve avisar que quer com água.
No sertão, é comum o consumo de carne de sol, carne de carneiro e de bode. Já a região litorânea destaca-se por ser uma cozinha saudável com o consumo de peixes, crustáceos e muito camarão. Como tempero para quase tudo, usa-se o tomate, pimentão, cebola e cebolinho.
Não sou nada chegada a carne vermelha ou de porco portanto me apaixono fácil pelas receitas com pescados. Além de serem bem mais saudáveis e leves. >.<
Portanto hoje teremos torta de camarão!! Pode ser acompanhada com
Corre pra cozinha, separa tudo e vamos viajar!
Ingredientes
1kg de camarão seco
3 tomates picados sem semente
3 cabolas picadas
2 pimentões verde picados
6 batatas cozidas em rodelas
Suco de limão a gosto
Colorau a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Cheiro verde a gosto
Azeite
6 ovos
Modo de preparo
Coloque o camarão de molho e troque de água até tirar todo o sal. Em uma panela, refogue com azeite a cebola, tomate, colorau e o camarão. Mexa um pouco e adicione o pimentão, cheiro verde, as batatas e água suficiente para encorpar os ingredientes. Deixe cozinhar por 5 minutos. Corrija o sal e adicione o limão e a pimenta. Quando atingir uma textura mais cremosa deligue o fogo e reserve. Bata os ovos e unte uma forma com azeite Ponha uma camada de ovos, forre com o refogado e finalize cobrindo com o restante dos ovos batidos. Leve ao forno por 35 a 40 minutos, até que doure.
#A torta é servida com arroz de cuxá ou de vinagreira, com cenouras e farofa.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário