A culinária tradicional de Angola é influenciada pela portuguesa e pela moçambicana, tendo também recebido nos últimos anos uma forte influência da culinária brasileira. Os ingredientes mais comumente utilizados são cereais cultivados há séculos no país, entre eles sorgo, painço e milho, além de feijão frade, lentilha, inhame, dinhungo (abóbora-carneira) e quiabo. Entre as frutas, os destaques são para a melancia, o tamarindo e o fruto do imbondeiro. O azeite de dendê (óleo de palma) é importante no preparo de várias receitas.
O prato mais popular em Luanda, capital e maior cidade angolana é o funge ou funji, uma massa cozida de farinha de milho ou de mandioca. Pode acompanhar carne ou peixe. Outra receita tradicional é a moamba, que pode ser preparada com galinha, carne seca ou peixe, acompanhada de quiabo e dendê.
E é pra lá que vamos fazer não só um mas os dois pratos citados acima.
Leva o pc/tablet/celular ou o que for pra cozinha, separa tudo e vamos viajar!
Funge - Ingredientes
750 ml de água
250 g de farinha de mandioca ou de milho
Sal a gosto
Modo de preparo
Dilua a farinha em metade da água ainda fria. Tempere o resto da água com sal e leve ao fogo até que ferva. Quando levantar fervura acrescente aos poucos a farinha diluída e, mexendo sempre para não empelotar, cozinhe até que engrosse. Reserve por 10 minutos antes de servir para que atinja uma consistência mais grossa.
Moamba de galinha - Ingredientes
1 galinha em pedaços médios
1 berinjela em cubos
1 courgette (se não encontrar serve pepino)
250 g de quiabo
2 tomates em cubos
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
Pimenta malagueta a gosto
Óleo de palma (quanto baste)
Água (quanto baste)
Sal a gosto
Modo de preparo
Numa frigideira larga coloque 6 colheres de óleo (se a carne estiver gorda pode por menos) e acrescente a cebola, alho, tomate e louro. Refogue bem por cerca de 5 minutos e adicione a carne. Tempere com sal e pimenta e quando ganhar cor acrescente água e deixe cozer por 30 a 40 minutos. Junte a berinjela e a courgette mexendo um pouco e se for necessário ponha mais água. Quando encorpar o molho, acrescente os quiabos já com as pontas cortadas. Cozinhe por mais 15 minutos e está pronto!
Até a próxima ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário