Hoje trago pra vocês uma dica geladíssima!! Como no post passado comecei um link para nosso blog que fala sobre drinques, agora falaremos de harmonização entre petiscos e cerveja. Amo vinhos, sou formada em Sommelier Profissional, mas nada bate a cerveja gelada do fim de semana.
Logo nas primeiras aulas de drinques na época da faculdade aprendi que o perlage (bolhas) da cerveja limpam nossa língua e com isso pedem mais e mais petiscos (fritos principalmente).
Nada de Skol cheia de água! Separem um copo com uma bela pilsen e vamos viajar!
Bom, não é necessário harmonizar cervejas e petiscos mas é claro que quando o fazemos o resultado é todo especial. Há algumas características que ajudam na hora de harmonizar:
- Tipo de malte: Influencia na intensidade do sabor (mais torrado (pedem sobremesas), como o de uma Dark Ale ou menos torrado (petiscos leves), como o de uma Amber Lager).
- Quantidade de lúpulo (ingrediente que da o amargor da cerveja): Há até tabelas usadas por cervejeiros que medem o índice de amargor, chamado IBU. De acordo com essa classificação, o amargor da India Pace Ale e da Imperial Stout é considerado acentuado (pratos gordurosos e fritos). Já a Weizenbock ou a Vienna são tidas como pouco amargas.
- Teor alcoólico: Cervejas com alto teor alcoólico vão bem com pratos mais intensos, tanto no sabor quanto no peso. Equilibrar o índice alcoólico com o teor de gordura do prato é uum bom caminho. Já aquelas muito alcoólicas como a Barley Wine (mais parecem vinho) casam muito bem com sobremesas.
Bom, as harmonizações não são unanimes nem mesmo entre os especialistas, mas há sempre um ponto de partida para que sejam feitas com maestria. Então vamos aprender a harmonizar aos poucos!
Queijos e oleaginosas.
- Queijos frescos - Pilsen, Amber Lager
- Queijos azuis (gorgonzola e roquefort) - India Pale Ale, Strong Golden Ale
- Queijo de cabra - Weizenbier, Weizenbock
- Queijos duros (cheddar, grana padano) - Stout, Pale Ale, Pilsen, Barley Wine, Weizenbock
- Queijos macios (brie, camembert) - Pilsen, Weizenbier
- Queijos defumados - Poter
- Oleaginosas (amendoins e castanhas) - Light Lager, Dark Lager, Bock Strong Ale
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário